2003/12/31

[ natal ]

Estou de volta...
tão de volta...
Logo na fila para embarcar para portugal comecei a lembrar-me do que me esperava e foi fabuloso. não sei porquê, mas aquela longa exposição de portugueses despertou em mim uma vontade imensa de.. falar francês.
Agora já percebo os emigrantes. Estão presos num paradoxo espácio-temporal que lhe confere um dilema extraordinário: odiar isto e reconhecer ao mesmo tempo que isto é a sua essência e aquilo de que são feitos, bem lá no fundo.

Não estou de muito bom humor. Há portanto uma ameaça deste post se tornar um bocadinho pró-intelectualóide. Ainda por cima com a imagem e tudo.
Bom ano novo...

2003/12/27

Como podem constatar há pelo menos uma semana que não aparece nada de novo, nem uma frase, nem um comentário modaz...
Mas também é verdade, que estou de férias, e por isso só hoje é que me lembrei que tinha deveres virtuais para com todos os que ainda não perderam a esperança neste nosso humilde blog de escárnio e maldizer!
E porque estamos numa época de alegria, partilha e acima de tudo de mensagens para pessoas que já nem sequer nos lembramos, mas para quem insistimos em mandar o nosso voto natalício (principalmente no dia 24 entre as três da tarde e as oito da noite) aqui está:

FELIZ NATAL! (atrasado, para não fugir à boa regra portuguesa)

2003/12/21

Esqueci-me de uma coisa...
Um minuto de silêncio por favor...
Ontem saiu a AGENDA XIS com o público...
BAI BAI
O Bye bye 03 nas Belas Artes do Porto foi fenomenal.* As festas naquela faculdade são fenomenais! Fica-se tão lixado que a noção de espaço, pessoas, circunstâncias, consequências se alteram completamente!
Agora, este post server apenas um único intento, que é despedir-me temporariamente. Vou para Paris!
Pois é, meus caros. E lá não sei se vou conseguir postar, vou estar a passear, não é...
Por isso, Bom Natal, boas prendinhas, boas filhozes, boas rabanadas! Até dia 29!

*Sim, eu era aquela com a coroa na cabeça.
OS RACIOCÍNIOS INACABADOS
Há coisas que me fazem perder a cabeça. E há coisas que me fazem perder a cabeça mais que outras.
Uma delas é a capacidade (aparentemente intrínseca à espécie) que todos os portugueses têm de não conseguir acabar os raciocínios.
Expressões idiomáticas que têm vindo a nascer, tais como "é assim...", "lá está...", "vá lá...", s\ao sintomáticos desta deficiência da nossa cultura. Ora tome-se como exemplo:
"Professor, é assim, eu fiz o trabalho assim e assado, mas, lá está, eu sou uma pessoa que funciona de determinada maneira..., é assim, eu fiz o trabalho em freehand mx." e etc.
Note-se que sempre que cada uma destas expressões é utilizada a linha de raciocínio é interrompida, e isto mais do que uma vez numa frase, fazendo com que nunca se exponham raciocínios completos, apenas frases vazias de ligação que começam qualquer coisa mas nunca acabam. Esse defeito irrita-me profundamente, porque as pessoas não se exprimem totalmente, mandam inícios de raciocínios para o ar, numa espécie de espera submissa de aceitação e continuação pela parte dos interlocutores, de forma a poderem prosseguir sem medo. Caso não haja essa aceitação, entra logo um "lá está", um "é assim", para corrigir e adaptar o ponto de vista, para agradar, para começar outro raciocínio inacabado.
Para não falar das expressões idiomáticas em si... É assim? Mas é assim o quê!? Lá está? Mas lá está o quê!? Vá lá aonde? ... são uma praga sem fim a que até os mais atentos, por vezes incautamente, recorrem.
E sim, eu também caio no erro. Mas quero mudar isso!

2003/12/18

MAIS COISAS INCOMPREENSÍVEIS (continuação)

a) estar em plena época natalícia e continuar a ouvir os tribalistas quando se acorda de manhã
b) pessoas que acabam frases com: "fui"
c) pessoas que desconhecem as fantasias de Natal (... e o coelhinho vai com o pai natal ao circo)
d) entrar num centro comercial e ouvir Tribalistas em vez do Jingle Bells
e) pessoas que começam frases com: "é assim"
f) as decorações de Leiria, serem luzes neon em forma de chamas
g) pessoas que começam frases com: "lá está!"
h) o Y
i) a Kati (Kathleen Gomes) todas as semanas numa cidade europeia diferente
j) o Natal dos Hospitais
k) as pessoas que nunca comeram uma bomboca.
l) as pessoas que dizem "iconoclasta"
m) oferecer no Natal o CD de Tribalistas
n) Há festa no Hospital
o) as pessoas que utilizam na mesma frase "intimista", "minimalista", "paisagem sonora", "texturas ritmícas".
p) pessoas que se queixam e dizem mal de tudo
q) pessoas que se queixam das pessoas queixam e dizem mal de tudo (e que ainda por cima não gostam de Tribalistas)

2003/12/17

(Por favor, imaginem a música do filme da Disney dos sete anões e da Branca de neve)
Eu vou
Eu vou
Ao Senhor dos anéis, eu vou
Lailailailaialaialai
Eu vou
Eu vou


Depois de três anos à espera

Amanhã
ás 20h
Frodo
Aragorn
Gimli
Legolas
Gandalf
e...
Sauron

uma sala
milhares de geeks do clube de fãs do Tolkien
milhares de meninas do clube de fãs do Orlando Bloom
um anel uma montanha de fogo
um final que já todos conhecemos porque já lemos várias vezes os livros
os geeks a queixarem-se que o Peter Jackson fez isto, em vez daquilo
uma triologia acabada!!

já estou em contagem decrescente.....
faltam 19h!





2003/12/15



Este fim de semana passei por Coimbra e descobri isto dentro de uma igreja (Sto António dos Olivais para os interessados, montes de azulejos)... e passo a explicar o procedimento.
O objectivo é escrever ao Sto António, e todas as últimas terças feiras de cada mês os frades mandam as missivas para Pádua, onde irão "cobrir o túmulo do Santo"... por isso, já sabem, se querem mesmo aquele Ferrari Testarossa no Natal... esta é a vossa última oportunidade!!!
Não sei porquê, mas neste últimos dias, sempre que vou à rua de Sª Catarina lembro-me do último anúncio da Playstation.

Não sei porquê.

2003/12/13

Desde que começou este tempo (muito) chato com chuva, frio, vento, humidade... o Inverno, basicamente; vejo-me obrigada a andar mais vezes de autocarro, o que até poderia ser uma coisa boa se a rede de transportes do Porto fosse eficiente e se as pessoas fossem civilizadas... mas, não são.... principalmente por volta das três horas da tarde, quando entramos num qualquer autocarro até à baixa e apanhamos em peso a terceira idade a dar a uma voltinha para assentar o almoço.
Eu acredito que estes velhinhos sejam avozinhos extremosos, acredito que são pessoas ternurentas e a transbordar por todos os poros carinho e sabedoria, mas fora do autocarro, porque lá dentro são pessoas odiosas, más e mesquinhas... Para além de acharem que as filas de autocarro são para toda a gente menos para eles, para além de refilarem que estamos sentados e não lhes cedemos o nosso lugar sentado, com o argumento de que nós (os jovens) ainda temos pernas fortes e vigorosas.... e apesar do autocarro estar a rebentar pelas costuras, com uma lotação bem superior aquela que está indicada no painel da entrada, reclamam comigo, porque eu tenho uma mochila, e que não devia ter mochila, e que devia levá-la na mão, ao que eu tento argumentar que a mochila está MUITO pesada, e que não tem pegas e...... PIPIPIPIPIPIPIPI..... abrem-se as portas (outra vez) e entram ainda mais pessoas, e oiço a velhinha atrás de mim, como quem faz um desabafo, mas que toda a gente ouve: "deviam, mas era, proibir pessoas de entrar com mochilas", e eu que sou uma boa alminha, calei-me, mas pensei, "deviam, mas era, proibir os velhos que reclamam de andar de autocarro", mas, para minha grande sorte estava alguém ao meu lado que veio em minha defesa e disse alto e em bom som "deviam, mas era, criar autocarros só para os velhos passearem e reclamarem uns com os outros".
Nesse momento fiquei feliz.


2003/12/09

Eu só queria aqui dizer... que isto aqui... isto aqui... é um blog de estudantes de BELAS ARTES.


NÓS NÃO SOMOS DE ARQUITECTURA!
Obrigado.

2003/12/08

Este fim de semana tive o prazer de ir ao festival bluespot, aqui na invicta. Mais uma edição deste festival de música electrónica, a que eu assisti com todo o gosto porque tive a sorte (mesmo!) de ir de graça!
Por isso mesmo, ia preparada para tudo. Na sexta feira cheguei atrasada e assisti aos trash converters - musiquinha agradavel de dançar - e ao pedro tudela + miguel carvalhais - menos noise que habitual, e por isso mais simpatico e mais fácil de ouvir.
depois foi o concerto dos sigue sigue sputnik, e eu nem sabia o que ia ver (eu também não conhecia aqueles moços). o tsb estava "vazio" e as 20 pessoas que eram os fãs hardcore da banda saltavam, loucas, à espera não sabemos de quê. Eles entram, doidos, com perucas coloridas, óculos escuros, frases curtas e eficazes, pose fashion. Caixa de ritmos, guitarra baixo, guitarra. A pose estava toda lá, mas o concerto foi o vale-tudo, e o vale tudo desta vez não foi nada bom. Mas mesmo NADA bom. Umas rockalhadas desconexas, músicas que não se percebem, arranjos electrónicos demais num caldo que resulta pouco feliz, e lá para o fim umas músicas das mais velhinhas, que mostravam o potencial que eles devem ter tido na altura em que se formaram (aquela altura em que eu gatinhava), e que mostravam o potencial que aquele concerto tinha mas que se perdeu logo nos primeiros acordes.
Um dos membros de seguida passa música para as 150 pessoas que por lá se encontram, e nesta sessão dj também vale tudo: misturas de rockalhada 80's com house do pior, beni benassi e white stripes para acordar o pessoal, seguido de mais house do pior... fui-me mesmo embora, ansiosa pelo dia seguinte.
e é oficial: sou fã de ursula rucker. aquele concerto transcendeu-me! aquela mulher transcende-me! não conhecia nada, mais uma vez (aliás isso aconteceu com todos os artistas excepto com a peaches - ui! acho que isto não abona a meu favor!), e pela primeira vez fiquei assombrada... às vezes gostava de conseguir ser assim mas nunca hei-de, por isso acho melhor continuar a ver passar navios. Mas é bom dizer que esta é uma pessoa fenomenal, com muito para dizer e muito para contar a quem quiser ouvir... gostei dela não ter um ar pretensioso e ultrapassar completamente as expectativas, gostei dela chamar poesia à música dela... mas é daquelas sensações que só quem esteve lá é que percebe... acho eu. damn, i was feelin it! dizia ela.
seguiu-se peaches. embora tenha ouvido o último àlbum e tenha achado bem feito, as letras e a atitude dela em geral parecem-me, como bem dizia o Pedro, muito gratuitas. E é isso que ela é, gratuita. Isso não chega a ser mau, porque como performance o concerto excedeu expectativas, com o público em cima do palco a gritar fuck the pain away, a peaches a cuspir sangue, a atirar-se para o publico que em delírio a carregou, ela a rebolar, a dar cambalhotas, cantar deitada no chão com o microfone, a passar-se com a guitarra, a mudar de roupa pelo menos cinco vezes, a despir-se, a vestir-se...! tudo isto em cima de um mini palco construido em cima do palco... mas de facto o que interessa é o espectáculo, ou a música? porque musicalmente, o concerto foi uma seca. a rockalhada sem sentido "rock n roll, rock n roll, rock n roll rock n roll rock n roll!" era tão monótona que eu não compreendia como é que 300 pessoas se estavam literalmente a passar, a curtir... era a atitude? mas a atitude não é a música... aliás, essas músicas para mim são mesmo não-músicas. mas o concerto não pode ser reduzido a isso, porque ao lado das músicas que são uma seca as do segundo àlbum são bem feitas, embora as letras redutoras.... peaches é de facto, e foi, um caso difícil de equacionar.
a fechar, freddy fresh. muito giro!! dançável, bem feito, de bom gosto... foi bom para acabar. às seis e meia fomos todos para casa. chovia e não estava muito frio.
foi ameno, este bluespot. mas acabou bem. mas tal como peaches, também o acho desconexo, difícil de equacionar. vamos ver como é que vai ser para o ano.

2003/12/03

e isto agora sem ser a proposito do natal...
se este blog fosse sobre as coisas que nós gostamos, era um blog pseudo intelectual, cheio de referências ao cinema independente americano e europeu da última década e meia.... cheio de referências a música electrónica, música independente, música de dança... cheio de referências a livros muito gordos escritos por senhores mais gordos no século XIX ou XX... com alguns eventuais romances e ensaios do séc XXI... cheio de referências a arte contemporânea, fotografia, design gráfico, instalação, quiçá flash mobs.... cheio de referências à vida nocturna, moda, roupa cara e barata (mais barata que cara)....
se este blog fosse sobre as coisas que nós gostamos era uma real seca...

2003/12/02

Ainda a propósito do Natal...

Todos sabemos que esta época natalícia é, simplesmente, capitalismo...
O pobrezinho do Jesus, deitado nas palhas, daria voltas na manjedoura se soubesse como o seu nacismento resulta nas maiores receitas mundiais de comércio de cada ano. E por isso, acho que Portugal, ainda não se aproveitou suficientemente bem desse facto. Continuamos com aquela mentalidade mesquinha "qulaquer coisinha serve, não te preocupes, o que conta é a intenção" e por isso perdemos verdadeiras hipóteses de fazer dinheiro a sério, se as pessoas compram, e compram cada vez mais... caraças , há que aproveitar!!!
Porque é que, ainda, ninguém pintou um barretinho de Natal, no galo de Barcelos?
Porque é que não há uma versão a pilhas da Nossa Srª de Fátima, que se abana para trás e para a frente e trauteia Ho Ho Ho?
Porque é que o David Fonseca não faz uma versão do Last Christhmas, dos Wham?
Mas pior que isso, temos uma enorme falta de timing!
Como é que alguém não vê, que o novo romance da Margarida Rebelo Pinto," I'm in love with a popstar", seria um êxito imediato se fosse publicado 2 meses mais tarde e se chamasse "I'm in love with Santa Claus". Uma história de uma amor impossível entre uma escritora e o pai natal, que se encontram numa festa no Lux, onde se apaixonam e começam a viver uma história de amor escondida de tudo e de todos (principalmente do meia leca, Pedro Granger) e que apenas é destruída, quando a escritora descobre o relacionamento que o pai natal mantinha em paralelo com Rudolfo (a rena favorita).
Ou até mesmo se o Markl, não fosse o pau para todo o serviço da Sic Radical, e sentasse um bocadinho para pensar, concluiria, que o "O homem que mordeu o Pai Natal" rapidamente alcançaria o estatuto de melhor livro de comédia do ano.
O próprio Miguel Sousa Tavares, poderia fazer um "upgrade" ao seu Equador, publicar um novo romance chamado Lapónia. Muito sexo e muito gelo. Tudo o que temos de fazer na Lapónia, para não morrermos de frio...

Se ao menos me pagassem para ter ideias....
Isso sim....
Que bom... felizmente chegámos ao Natal, finalmente o mês porque todos esperávamos....
Nem sequer consigo explicar por palavras como estava ansiosa por ver as lojas a transbordar, as músicas natalícias nos corredores dos centros comerciais, nas lojas, nas ruas, na rádio,na televisão ( que até pode ser uma coisa positiva, pelo menos temos um mês de paz, livres da praga Tribalistas, a não ser que o trio, num verdadeiro acto de solidariedade e imbuídos no espírito, resolvam lançar um novo album de êxitos, qualquer coisa como "já sei festejá, já sei comprá presentchis e agora só faltá pagá...."que ao lado do jingle bells e adesti fidelis, faria a delícia de todos os ouvintes.)
E a maneira como tranbordo de alegria sempre que ligo a TV e vejo um enorme passarão 3D a publicitar brinquedos? Ou à senhora que pede uma queca ao Ambrósio, e ele, na sua qualidade de mordomo gay, lhe dá um Ferrero Rocher? Ou, ainda , a Cristina, que é uma gulosa e comeu os Mon Chérie todos? Não podem imaginar.... Rejubilo de felicidade!!
Felizmente já está toda a gente extasiada pelas decorações e montras natlícias, que não resistem e já têm as compras de natal feitas "Assim, não apanho as confusões da véspera!!!" , claro, o pior é que toda a gente este ano decidiu antecipar-se nas comprinhas... e as lojas, já estão a abarrotar..
E eu vou estar sozinha, a fazer compras no dia 23 e 24... Olaré!!!

Não sei bem porquê, mas ultimamente, tenho tido enormes falhas de memória.
O meu cérebro, só armazena informação até aos 3 minutos... mais do que isso, já era!!!
Fui à farmácia, expliquei ao farmacêutico que andava cansada, com dor de cabeça e com falhas de memória... Ele olhou para mim com um ar preocupado, e foi ao armazém... Quando, voltou, trazia 2 caixas de ampolas, mais uma de comprimidos de Ginseng! "Porra, também não estou assim tão mal!" pensei, e peguei na caixinha da Ginseng (e apesar de achar que estas coisas orientais não fazem rigorosamente NADA) e vim-me embora...
Agora, tenho de tomar 2 drageias por dia, uma de manhã e uma à noite...
Claro, que nem sequer me lembrei de os tomar,se não fosse a minha mãe a telefonar e a mandar mns para o telemóvel, nunca mais me lembraria de os tomar...
Pior, vim para o Porto, e esqueci-me da merda dos comprimidos em Leiria...
Mas não deixa de ser irónico... Se eu não me consigo lembrar de nada, como é que eu me vou lembrar de tomar os comprimidos para a minha falha de memória?